O objectivo das próteses dentárias é a reabilitação de todas as funções orais, nomeadamente a estética, a fonética e a mastigação. A reposição dos dentes perdidos pode ser efectuada de uma forma fixa ( com coroas sobre implantes ou pontes fixas) ou através de próteses removiveis ( acrílicas ou esqueléticas). Existe também a possibilidade de se utilizar um tratamento combinado utilizando próteses removíveis retidas sobre implantes ou coroas com attachments.

 

PRÓTESE FIXA

As próteses fixas são a solução ideal para a ausência de dentes ou para a reabiltação de dentes muito danificados ou fragilizados. As próteses fixas podem ser sobre implantes, sobre dentes unitários (coroas) ou apoiadas em dentes naturais para substituição de dentes ausentes (ponte fixa). As coroas podem ser em vários materiais, cada um com a sua indicação: metálicas, metalo-cerâmicas, cerâmicas puras, em resina e em acrílico.

Através da prótese fixa pode devolver-se ao paciente não só a funcionalidade mas também a estética da forma mais confortável uma vez que esta se irá comportar como se de dentes naturais se tratasse.

As coroas sobre implante são cimentadas ou aparafusadas sobre um implante que irá fazer de raíz artificial. É na maioria das vezes a solução ideal para a substitução de dentes ausentes.

As pontes fixas são constituídas por pelo menos duas coroas apoiadas em dente natural ligadas por um ou mais dentes artificiais suspensos. É uma solução com indicações próprias que apresenta algumas vantagens uma vez que estabilizam os dentes pilares na qual a ponte fixa é apoiada quando estes assim o necessitam. Támbém é a solução alternativa ideal na impossibilidade da colocação de implantes.

As coroas sobre dentes unitários estão indicadas em casos como os de dentes endodonciados (desvitalizados) para reforçar a estrutura do próprio dente evitando que este fracture ou em casos estéticos para correcção da cor, posição ou forma do dente.


 

PRÓTESE REMOVÍVEL

Consiste na substituição dos dentes ausentes mediante a utilização de estruturas confeccionadas em laboratório através de moldes efecuadas na boca do paciente. É a forma mais simples e económica mas nem sempre a inicialmente mais cómoda.

As próteses removiveis podem ser acrilicas ou esqueléticas e totais (se substituirem todos os dentes) ou parciais. As prótese acrílicas são constituidas por toda uma estrutura em acrílico apoiada nas retenções dos dentes remanescentes. As próteses esqueléticas possuem uma infraestrutura metálica que lhe confere maior resistência e permite que ocupe um menor volume dentro da boca sendo retida por ganchos nos dentes remanescentes.

Especialidades Dentárias