A tomografia computorizada permite a obtenção de imagens em 3 D e assim facilitar de forma decisiva o diagnóstico e plano de tratamento.
A ortopantomografia, ou RX panorâmico, é um dos exames radiológicos extra-orais para avaliação dentária e trata-se de um diagnóstico fundamental em medicina dentária.
Este exame permite obter informações sobre o segmento inferior da face, abaixo da base das órbitas, obtendo-se assim uma visão ampla do maxilar superior e mandibula e consequentemente de toda a arcada dentária bem como dos seios maxilares e articulaçóes tempero-mandibulares.
Este exame permite despistar de forma atempada e eficaz possiveis patologias não só de origem dentária (como cáries, mal posições dentárias, fracturas dentárias, dentes inclusos, restaurações infiltradas, desvitalizações falhadas, ausência de dentes, etc) mas também patologias ósseas maxilares (como quistos, tumores ou linhas de fractura), patologias dos seios maxilares (sinusite por exemplo) e patologias da articulação temporomandibular.
Eis as razões pelas quais este exame deve ser efectuado de rotina:
- conforto para o paciente dado que permite um diagnóstico rápido e facilita a execuçao de um plano de tratamento adequado e completo.
- despiste rápido, simples e eficaz de multiplas patologias no segmento inferior da face incluindo dentes, osso, seios maxilares e articulação.
- determinante ferramenta de diagnóstico em crianças não colaborantes, pacientes com náuseas e pacientes diminuidos fisica e mentalmente.
- ausência de riscos para o paciente devido à baixa dose de radiação aplicada.
- facilidade da sua realização.